8 Coisas que tens que fazer em Cambridge

Este ano tive o privilégio de fazer um curso de inglês em Cambridge durante duas semanas e foi sem dúvida... uma experiência única. Durante essas duas semanas, fiquei a conhecer a fantástica cidade de Cambridge de uma ponta á outra, então trago aqui um pequeno guia para quem quer visitar a cidade ,ou simplesmente para quem a quer conhecer. Aqui estão 8 coisas que são quase obrigatórias para aqueles que querem conhecer Cambridge verdadeiramente:


Conhecer as Universidades
Bem, esta é meio que óbvia porque Cambridge, sendo uma cidade universitária, o que mais tem para se ver são as Universidades. Ao todo a cidade tem 31, onde grandes figuras importantes frequentaram, tais como: Kings College, St. John's College, Downing College e Trinity College. Todas elas são simplesmente impressionantes! Aquele tipo de escolas que vemos nos filmes e que nos fazem logo lembrar Hogwards. A St. John's foi a minha favorita por causa do grande jardim que tinha nos fundos com vista para o rio Cam. Infelizmente não era permitido entrar mesmo dentro da Universidade, apenas podíamos ir aos seus jardins, que por si só já valeram a pena.


 (St. John's College)
(Downing College)

Perder-se pela Cidade:
Cambridge não é uma cidade muito complicada. No meu terceiro dia já conseguia andar pelo meio da cidade e voltar para casa sem problemas. Por isso, uma das melhores coisas é perderem-se pelas ruazinhas e descobrirem novos lugares apenas "por acaso". Por estar tudo muito concentrado no centro da cidade, acaba-se por passar um belo dia só a passear. Entrar nas lojinhas tradicionais e desfrutarem da vista para o rio em cima de uma ponte. Também podem sempre alugar uma bicicleta para as vossas descobertas, visto que a cidade é muito plana, e na verdade, lá existe mais bicicletas do que propriamente carros.






Market Square:
Um mercado típico de Cambridge que está aberto durante todo o ano onde se pode encontrar todo o tipo de coisas possíveis, desde lembranças, fruta, smoothies, livros, acessórios... enfim. Num local acolhedor mesmo no centro da cidade, com um ambiente muito colorido. O que eu achei mais estranho em comparação com Portugal, é que ás 16 horas já estava toda a gente a arrumar as "tralhas". Aliás, não é só com o mercado que isto acontece, todas as lojas e até restaurantes fecham muito mais cedo do que é habitual em Portugal.





Museu Fitzwilliam:
É um enorme e belíssimo museu de arte e antiguidades que faz este ano 200 anos desde que foi fundado. Se resolverem ir a Cambridge têm que visitar este museu porque vale mesmo a pena. Tem uma infinidade de obras dos melhores pintores de sempre, esculturas, e ainda artefactos do antigo Egipto, Grécia, Itália e do Sudão. Para além destas obras todas, o museu em si tem uma arquitetura muito bonita e não se paga de entrada! 




Parker´s Piece:
Outra atividade também muito apreciada pelos habitantes de Cambridge é passar as suas tardes no Parker's Piece, que é o maior parque público de Cambridge com 100000 metros quadrados de relvado! Ótimo para piqueniques, ler, jogar ás cartas e conviver com amigos. Foi também neste parque que muitas das regras do futebol moderno foram constituídas, o que não deixa de ser um facto interessante.
Ele tem várias atividades a decorrer durante o ano inteiro. Já lá encontrei um grupo de ingleses a jogar cricket e uma feira de diversões para os mais pequenos. Tive ainda a oportunidade de fazer um piquenique com amigos no meu dia livre, o que foi muito agradável.




Igreja Great St.Mary:
Uma igreja com 800 anos de história, a Great St. Mary encontra-se pertíssimo da Kings College, em que a sua maior atração é a vista que se tem da cidade através do topo da sua torre. Para isso temos que subir mais de 100 degraus mas vale a pena o esforço!



Botanic Garden:
O jardim botânico de Cambridge também é outro belo jardim para piqueniques e para se passar um bom bocado a relaxar. Estende-se numa área de 16 hectares e contém uma grande variedade de plantas e árvores vindas de todo o mundo. Foi aberto ao público em 1846 e quem está a cargo de todas estas plantas são os estudantes da Universidade de Cambridge. O jardim abre ás 10 da manhã e fecha ás 18.




Punting:
E como não podia deixar de falar, quem vai a Cambridge tem que experimentar em dar um passeio pelo rio Cam nas suas gondolas. Chama-se punting e é uma atividade típica da cidade. Todo o passeio é muito relaxante e com vistas maravilhosas sobre a cidade. Punting não é simplesmente remar como se estivéssemos numa canoa, existe um "punter" que está em pé na ponta do barco e usa um pau comprido o suficiente para chegar até ao fundo do rio ,dando balanço e fazendo com que a gondola ande para a frente. 
Eu experimentei, e fui péssima. Mas graças a deus, não caí para o rio! Acho que comecei a respeitar mais estas pessoas que se dedicam ao punting, porque é extremamente difícil, pelo menos para mim! Quanto a preços, eu não sei dizer ao certo porque estava incluído no programa do meu curso de inglês.




Espero que tenha sido interessante este post e que vos tenha dado curiosidade em conhecer a cidade. Eu adorei faze-lo, pois tive que reviver estes pequenos lugares e todas as minhas experiências (que falarei noutro post, mais concretamente sobre o curso que frequentei para quem estiver interessado) que vivi durante estas duas semanas. Sem dúvida que voltei para Portugal completamente apaixonada pela cidade e com ainda mais vontade em conhecer todos os cantos de Inglaterra!

Share:

2 comentários

  1. Ohhh, gostei tanto do post! Nunca tive em Cambridge, mas está definitivamente na lista.

    Um beijinho,
    Bia do Bookaholic.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma cidade fantástica! Super calma e muito bonita! Vale mesmo a pena ir!

      Eliminar