5 sítios a visitar em Toledo


Tenho sido mesmo uma pessoa muito pouco dedicada a este blog, o que me irrita este meio desleixo porque até gosto deste meu pequeno espaço e de como ele está construído mas dá-me a preguiça, por isso peço desculpa ao meu pequeníssimo número de leitores.

Bem, mas não podia deixar esta minha viagem de lado. Fui a Toledo pela primeira vez (sim, já foi em Abril) e adorei por completo aquela cidade! Desconhecia totalmente toda a riqueza que aquela cidade contém.


Toledo é uma cidade histórica do interior de Espanha e perto de Madrid onde podemos encontrar um vasto conjunto de diferentes religiões, arquiteturas e tudo o que por ali passou ao longo da história. Como só tive a oportunidade de estar na cidade durante um dia, não deu para visitar mais de todos os meios que a cidade nos oferece, mas deu para ter uma ideia de como aquele enorme labirinto é.

Por isso, deixo aqui algumas dicas do que fazer e do que visitar em Toledo, caso estejam interessados.


1º: A cidade

Em primeiro lugar, prepara-te para andares a pé porque Toledo é feito de mil e uma ruas, cada uma mais estreita que a outra, e várias são apenas becos sem saída, mas aí é que está a piada, nada melhor para conhecer uma cidade que nos perdermos por ela! Cada rua, cada casa e cada recanto que encontras tem qualquer coisa de invulgar. Pintada de vários tons de amarelo, esta cidade tem muito por onde te surpreender, e passear apenas por esta cidade vinda de um conto de fadas e pelo seu exterior, já nos oferece uma bela viagem pelo seu labirinto.







2º Cristo de la Luz Mosque

É uma pequena mesquita e um templo cristão ao mesmo tempo e das mais bem preservadas de Toledo. Vale muito a pena visitar pela sua invulgaridade de junção de religiões num só sítio. E para além disso, é muito bonita e privilegiada de se localizar num sítio com uma bela vista para a cidade. Antes ainda da mesquita, encontra-se perto dela a “Porta do Sol” que vale a pena ser vista e que contém um grande valor simbólico que teve como função defender a entrada para a cidade.








3º Biblioteca de Castilla-La Mancha

Por falar em vista, o melhor lugar de Toledo para se ver a cidade por completo, é entrar nesta biblioteca e subir ao piso mais alto onde encontrarás um café. Poucos turistas sabem deste local e é completamente gratuito, em que a vista é de tirar o folego.




Podemos ver estes arcos á entrada da Biblioteca


4º Museu e Sinagoga del Tránsito

Nesta lindíssima sinagoga judaica ficamos a conhecer um pouco da história, religião e costumes da população judaica na Espanha. De uma arquitetura deslumbrante e muito trabalhada, com vários artefactos e informações sobre esta herança que Espanha recebeu dos judeus.




5º Igreja Inglesia del Salvador

É uma igreja medieval com traços romanos e visigodos que lhe foram implementando com o passar dos tempos. Com uns traços arquitetónicos interessantes, contém também uma torre de sino ainda muito primitiva, restos de um pátio com arcos mouriscos no seu cemitério cristão, e ainda uma única pilastra de início do período cristão ou visigodo, com cenas da vida de Cristo. Aqui, de novo, encontramos outra igreja que sofreu várias mutações de várias religiões ao longo dos séculos, mas é devido a isso que a sua história é tão rica.

Foto tirada na torre do sino

Aqui então está uma pontada muito pequenina do que vale a pena visitar em Toledo. Sem dúvida que não dá para visitar toda a cidade num dia, mas saí completamente maravilhada com a cidade! Adorei todas as suas cores de areia, as diferentes arquiteturas e o grande aglomerado de religiões, épocas e história que esta cidade tem para nos oferecer. É uma cidade muito diversificada e um dos grandes tesouros histórico-culturais de Espanha. Adorei qualquer pormenor acerca deste lugar sendo que superou todas as minhas expectativas.






E vocês? Já foram a Toledo ou ficaram com vontade de ir?










Share:

0 comentários