Mafra


Para quem está ou já esteve no 12º , talvez tenha feito esta visita porque parece ser quase como que "a visita imprescindível do 12º". Sem duvida que o convento/palácio de Mafra é uma das obras mais grandiosas do nosso circulo de monumentos portugueses e com uma história muito interessante por de traz desta construção.


Um pouco da história por curiosidade:
Projeto colossal do Barroco português setecentista. Os seus números são impressionantes, como o testemunha a sua imensa área de aproximadamente 40 000 m2, a sua fachada nobre com 232 metros, os seus 29 pátios e 880 salas e quartos, as suas 4500 portas e janelas ou ainda as 217 toneladas que pesam os 110 sinos do seu famoso carrilhão. 
A sua construção iniciaram-se em 1717 por iniciativa de João V de Portugal, em virtude de uma promessa que fizera aos frades franciscanos em nome da descendência que viesse a obter da rainha dona Maria Ana de Áustria.
Com uma capacidade em abrigar mas de 300 frades atualmente certas partes do mosteiro estão dispostas para visitas ao público e outras á Escola das Armas.


Sobem-se as escadas e deparamo-nos com a sala onde supostamente o rei se encontrava com as suas visitas. Vemos que nesta sala há uma particularidade com a pintura, pois no lado direito existe uma porta real, enquanto que no outro, o resto das portas são apenas uma pintura, tal como as "esculturas" lá do fundo, também são apenas pinturas. Isto dá-nos a sensação de uma ilusão, de um labirinto infinito e irreal.

Continuamos a percorrer o enorme corredor que parece não ter fim, não dá para ver o seu final, com portas colossais e inúmeras salas muito diferentes umas das outras.


Os seus jardins também fazem parte deste grande labirinto. Altas árvores que neste dia estavam laranjas e com as folhas a cair lentamente. Tudo está decorado ao pormenor dando uma imensa vontade de explorar cada canto e recanto do jardim. 



Entramos numa parte já mais escura, com caminhos e estátuas por todo o lado. Vimos também uma gaiola com pavões e galinhas de várias espécies. Aqui a natureza vive em força. 



Vou ser sincera, eu não estava com muita vontade de publicar este post, porque penso que desta vez as fotos não me correram muito bem, mas este lugar merece definitivamente um destaque. Sei que muitas escolas optam por esta visita no 12º por causa do "memorial do Convento" (que já agora, o teatro foi fantástico) mas no próximo ano, as seguintes turmas de 12º já não terão esta oportunidade porque já não têm que ler o Memorial. No entanto, para quem ainda não visitou este convento é sem dúvida uma paragem obrigatória para quem quer descobrir um pouco mais da nossa historia de Portugal.










Share:

0 comentários