Uma experiência única

Antes mesmo de começar a contar a minha experiência neste curso, eu só quero informar que, como é óbvio, não estou a patrocinar nenhuma das empresas que irei referir, este post serve apenas para partilhar a minha experiência e talvez incentivar alguém em também fazer um curso destes.
  



Esta ideia surgiu quando uma amiga minha viu o anúncio na futurália, e já o meu pai queria que eu fizesse um curso destes, por isso, quanto a tentar convencer a minha família a ir, não foi problema nenhum. Existem duas companhias que foram úteis e mesmo imprescindíveis para avançar com esta viagem:

A Multiway, que é a empresa que estava representada na futuralia, onde apenas organiza e disponibiliza uma série de cursos de inglês em todo o mundo, basta procurar no site e ver as ofertas disponíveis.

Depois temos a Select English, que é a escola onde frequentei o curso. Para participar, talvez não seja necessário pedir auxilio á Multiway, podemos tratar nós próprios da viagem e contactar com a Select English, mas eu fiz tudo a partir da empresa porque foi através dela que eu soube a existência do curso e na realidade há muita coisa a tratar, muitos emails a enviar, e a empresa facilitou-me muito a vida.

Comecei-me a inscrever em Abril, para depois ir em Agosto. Quanto á disponibilidade durante o processo da inscrição não posso falar muito sobre a Select Englis, pois nunca cheguei a contactar com eles para me inscrever, mas a Multiway esteve sempre disponível para qualquer dúvida que tinha.

Em relação a preços e mais informações está tudo no site de cada uma das empresas, vou deixar aqui o link: MULTIWAY   SELECTENGLISH




Quanto ao curso em si, foi sem dúvida muito útil. Foram duas semanas passadas em Cambridge (também há para outras cidades) e notei uma evolução, não só a nível do meu inglês, mas também senti-me muito mais independente e confiante de mim mesma, pois vêmo-nos sozinhos de repente, num pais que é completamente novo (pelo menos foi para mim) e somos quase como que obrigados a desenrascar-nos.


No primeiro dia de aulas fazemos um teste só de escolhas múltiplas mais uma prova oral, para depois, dependendo da nota que se obtiver, colocarem os alunos por turmas com mais ou menos o mesmo grau de dificuldade. Adorei o método de ensino deles, pois acabamos por não estudar só inglês intensivo, eles apoiam muito a parte oral, fazendo mini debates dentro da turma sobre os mais variados temas como humor, tradições, política, música, contos infantis ou até mesmo sobre o feminismo! Os professores eram ainda novos mas extremamente simpáticos, tornando também as nossas aulas muito mais interativas e divertidas.



Sobre as residências, temos duas opções: ficar na casa de uma família ou ficar numa residência. Eu escolhi ficar numa residência mais uma amiga minha que também foi comigo. A nossa suportava 12 pessoas e neste caso, era cerca de 15 ou 20 minutos a pé até á escola. Existem mais residências espalhadas pela cidade, umas mais perto, outras mais longe, mas acho que não podemos escolher a residência onde vamos ficar, o que não é de grande importância.

Depois, dentro da residência, existia uma senhora que cuidava do nosso jantar e pequeno-almoço, limpava a casa, e ajudava-nos a integrar neste ambiente inglês. Tive imensa sorte porque a nossa "host" era super simpática, cozinhava bem e era muito tolerante em relação ao nosso inglês. Em relação ao almoço, já era por conta da escola e tenho a dizer... que era insuportável. Imaginem comer durante duas semanas uma baguete de milho e atum mais um pacote de batatas fritas envinagradas... como disse, passado uma semana já ninguém podia ver as baguetes á frente! O almoço foi sem dúvida um ponto mau destas duas semanas.


Fizemos uma visita de estudo a Londres e a Bury St.Edmunds e tivemos um dia que foi completamente livre. Uma das coisas que mais me surpreendeu foi o facto de nos darem imensa liberdade, não estava á espera de nos deixarem andar por ai sozinhos pela cidade sem qualquer monitor connosco, mas Cambridge é uma cidade calma e muito organizada.






Estas duas semanas foram sem dúvida inesquecíveis, uma experiência que irá ficar para a minha memória para o resto da vida (só se não arranjar Alzheimer um dia...). Aprendi tanta coisa, não só quanto á cultura inglesa mas também quanto á cultura de todos os alunos que frequentaram o curso, desde alemães, russos, chineses, italianos, franceses, espanhóis...enfim! Uma mistura de momentos únicos onde todos eles têm um lugar especial no meu coração.


Duas semanas é pouco, mas sinto que cresci a todos os níveis: culturais, linguísticos e pessoais. Se alguém tiver esta oportunidade, por favor não a deixem escapar pois vai valer mesmo a pena!


Share:

4 comentários

  1. Gostei muito muito de ler a tua experiência, deste-me a certeza para avançar com o meu curso de Inglês e "voar daqui para fora".

    Beijinho, querida :) *

    ResponderEliminar
  2. Fazes muito bem Bruna! É sem dúvida uma experiência única e muito enriquecedora! Não te vais arrepender! Beijinho!

    ResponderEliminar
  3. A meu ver isto são oportunidades únicas! Também gostava imenso de fazer, mas isso implica uma ginástica que por enquanto não tenho :(
    O teu post ajuda imenso a entender como funciona, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual como disseste Ana, mas também compreendo a tua parte, eu tive sorte por ter tido conhecimento sobre este curso mesmo na altura certa.

      Eliminar